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Reunião com autoridades trata falta de energia e água em Fabriciano

31/10/2018 Imprensa

Em decorrência das fortes chuvas do último final de semana, mais de 312 mil pessoas ficaram sem energia elétrica em Minas Gerais.

Diretores da Acicel-CDL participaram de uma reunião realizada na tarde de terça-feira, 30 de Outubro, com representantes da Cemig e da Copasa na Prefeitura Municipal de Coronel Fabriciano. O objetivo da reunião foi discutir a respeito da falta de energia elétrica e de água na cidade, em decorrência das fortes chuvas que ocorreram nos últimos dias. Participaram do encontro o prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius, o Gerente de Relacionamento da Cemig – Regional Vale do Aço, Riwardeny Nunes, o Engenheiro da Copasa, Thiago Alpoim, o presidente da Acicel-CDL, Ismá Canedo e diretores, além do secretário de Governança do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura, Homero Quinete, do secretário de Governança Política, Everton Campos e do secretário de Governança Urbana, Planejamento e Meio Ambiente, Douglas Prado.

A Cemig constatou que, em decorrência das fortes chuvas do final de semana, mais de 312 mil clientes tiveram os serviços interrompidos. A chuva forte teve ventos de 82km/h e um registro de 14 mil raios e 17880 descargas elétricas em todo o Estado de Minas Gerais, sendo sua maior concentração na região Leste. Fatos que ocasionam a sobrecarga do sistema, e por consequência, a falta de energia. Segundo Riwardeny Nunes, a situação ocorrida no sábado foi atípica, e ainda salientou que a Cemig está investindo em melhorias no fornecimento de energia. “A Cemig tem feito serviços de melhorias em sua rede, também fizemos atividades preventivas como poda de árvores além de termos feito uma preparação do sistema elétrico para o período chuvoso’’ explica, alertando que o fato ocorrido foi um evento natural, considerado como mais devastador para o sistema elétrico registrado nos últimos sete anos. “Desde sábado, a CEMIG tem envidado esforços para atender os chamados e fazer com o que fornecimento de energia elétrica volte à normalidade” declarou.

Como melhoria no sistema, a Cemig confirma a construção de mais alimentadores até 2020, além de reforçar a construção de novas subestações para melhorar o fornecimento de energia no Estado. Na ocasião ainda foi ressaltada a importância de conscientizar a população a respeito de alguns fatores básicos, como o plantio de árvores em baixo dos fios. Todas as pessoas que tiveram algum equipamento danificado em decorrência de descarga elétrica ou pelo fornecimento de energia em baixa tensão, podem solicitar ressarcimento pelo número 414.

A cidade de Coronel Fabriciano possui três estações de tratamento de água, localizadas no Amaro Lanari, no Mangueiras de onde sai  85% do volume de água para o abastecimento da cidade e outra unidade no bairro Caladão. O engenheiro da Copasa, Thiago Alpoim  informou que, as reclamações sobre a falta de abastecimento de água são vistas caso a caso, pois são vários fatores que pode contribuir para ocorrer o problema. “A reservação do volume existe para atender 24 horas, mas é necessário que a pessoa tenha uma caixa d’ água que dure pelo menos um dia” ressalta.

Para o presidente da Acicel-CDL Ismá Canedo, a reunião com a Cemig e a Copasa é importante para juntos entendermos os motivos e buscarmos as soluções para os problemas da cidade. “Nós, da Acicel-CDL fizemos contato com o prefeito e ele imediatamente convocou essa reunião para que a Cemig e a Copasa nos expusesse os problemas da falta de energia e água. Foi uma reunião muito produtiva e ficamos inteirados dos fatos que até então, eram desconhecidos sobre o que estava de fato acontecendo”. afirmou.

O prefeito Dr. Marcos Vinicius enfatiza que as providências já foram tomadas, e que o fornecimento de água e energia elétrica está voltando aos poucos na cidade. “Fomos informados que todas as equipes foram acionadas e que o fornecimento de energia elétrica e de água está voltando gradativamente. Felizmente não tivemos casos de vítimas fatais. Queremos um serviço de qualidade em nossa cidade”. Comentou.

A Copasa possui um aplicativo que pode ser baixado no celular, O Copasa Digital que está disponível para Android, Apple e Windows Phone. Por meio do aplicativo, os usuários podem acessar a segunda via da conta de água, receber contas por e-mail, informar vazamentos de água e/ou de esgoto, tratar de informações sobre falta d’água, fazer atualização cadastral, obter certidão negativa de débito e acessar o histórico de consumo dos imóveis.

A Cemig também possui um aplicativo que o usuário pode conseguir a segunda via da conta, código de barras para pagamento, cadastrar conta por e-mail, informar que está sem luz. Também é disponível para Android, Apple e Windows Phone.

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