(31) 3841-9900 / (31) 3841-9910 | (31) 99979-7654

História

A Associação Comercial, Industrial e de Prestação de Serviços de Coronel Fabriciano – ACICEL, foi fundada em 15 de agosto de 1958, por empresários que se uniram para buscar alternativas de solução para os problemas enfrentados naquela época. Numa cidade com pouco recursos, a articulação e o trabalho voluntário dos empresários foi responsável por boa parte do desenvolvimento sócio econômico da cidade.

Cinco anos após a fundação da ACICEL, um grupo de empresários fundou em 09 de novembro de 1963, o então Clube de Diretores Lojistas que tinha como carro chefe o Serviço de Proteção ao Crédito. Seguindo as orientações da Confederação e da Federação, a entidade passou a se chamar Câmara de Dirigentes Lojistas ampliando sua atuação na prestação de serviços e suporte qualificado para os empresários.

O advento da globalização trouxe consigo um nível de competitividade em todos os setores produtivos jamais visto na história da humanidade. “Só os mais fortes poderão sobreviver”, argumentaram alguns analistas. Os micros, pequenos e médios empresários de Coronel Fabriciano adaptaram-se a essa regra com muita criatividade: unificaram a Associação Comercial, Industrial e de Prestação de Serviços (ACICEL) à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) uma experiência inédita e bem sucedida no Vale do Aço. O processo da unificação começou a ser articulado na década de 1980 e se tornou realidade através do ideal associativista em 2002.

Hoje, as entidades representativas da classe empresarial fabricianense mantêm suas personalidades jurídicas próprias, observando estatutos idênticos com uma única estrutura diretiva e operacional. Unificada, a entidade ganhou força e se posicionou estrategicamente no seu campo de atuação.