(31) 3841-9900 / (31) 3841-9910 | (31) 99979-7654

Prefeitura lança “Fabri Nova Luz”

18/10/2018 Imprensa

A Acicel-CDL participou na última terça-feira (17) da coletiva de imprensa com o prefeito de Coronel Fabriciano, Marcos Vinicius, onde foi anunciado o “Fabri Nova Luz”. Em novembro, a Prefeitura Municipal dá início a um moderno programa de iluminação pública, que prevê investimentos ao longo de três anos.

Nesta fase, serão contempladas avenidas, principais corredores e ruas de ligação entre bairros, além das Praças da Bíblia, Louis Ensch e da Estação, totalizando 16 pontos. Serão feitas extensões de rede, melhorias, instalação de postes e novas luminárias de LED, mais eficientes e econômicas, que irão substituir as lâmpadas de vapor de sódio e de mercúrio. Os serviços serão realizados pela Selt Engenharia, empresa especializada licitada pela Prefeitura.

Este é o primeiro lote do Fabri Nova Luz – Programa Integrado de Eficiência Energética de Coronel Fabriciano (PIEEF), da atual administração. A definição das ruas leva em conta projetos de expansão de rede, déficit de iluminação, segurança pública e economia. Antes de serem liberados para implantação, os lotes de serviços implantados na cidade são submetidos à aprovação técnica por parte da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

“A decisão de começar pelas avenidas e principais corredores é estratégica, porque são os pontos com mais consumo de energia. O novo sistema é mais eficiente e com o valor economizado, podemos atender mais pontos num intervalo curto de tempo. A segurança também é prioridade e estamos em contato com a Polícia Militar que vai indicar os locais com maiores índices de criminalidade para receber o serviço”, explica o prefeito Dr. Marcos Vinicius.

Nos próximos quatro meses, a previsão é investir R$ 3,5 milhões. O valor inclui os R$ 510 mil assegurados pela Prefeitura junto a Eletrobrás, por meio do Procel Reluz e sem ônus aos cofres públicos, mas que ainda aguarda a aprovação da Câmara. “Independente de bandeira partidária, o Legislativo precisa caminhar ao lado do Executivo, pois este é um projeto que vai beneficiar toda a cidade”, frisa Cristiano do Cais, vereador.

O lançamento do Fabri Nova Luz contou com a presença de representantes da Acicel-CDL, secretários de Governança de Obras e Serviços Urbanos, Nelson Diniz, e Urbana, Planejamento e Meio Ambiente, Douglas Prado e equipe técnica responsável pelo projeto luminotécnico.

LUMINÁRIAS INTELIGENTES

Fabriciano conta hoje com 10,7 mil pontos de iluminação pública (IP). Conforme o cronograma dos lotes de serviços, a previsão é instalar novas luminárias de LED em sete mil pontos. “As luminárias de LED têm maior luminosidade e vida útil do que as de vapor de sódio. E tem o fator econômico, que pode chegar até 70%”, explica o secretário de Governança de Obras e Serviços Urbanos, Nelson Diniz. Destes, três mil kits virão com um “sistema inteligente”. “São equipamentos modernos que além de iluminar, já vem pronto para receber câmeras de segurança e sinal de wifi”, antecipa o engenheiro elétrico e consultor, Mateus Lage.

GESTÃO MUNICIPAL

O novo modelo de gestão da manutenção e gestão do implantado pela Prefeitura de Coronel Fabriciano atende a Resolução 479/2012 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Até 2020, a previsão é investir R$ 16 milhões na compra de equipamentos, mão de obra, manutenção, melhoramento e expansão da rede de iluminação na cidade em recursos arrecadados por meio da TIP – Taxa de Iluminação Pública. Os valores constam na Ata de Adesão, que é uma modalidade de licitação prevista em Lei Federal 8.666/93 e traz mais economicidade e celeridade no processo de compra de produtos e contratação de serviços aos órgãos públicos.

Em 2016, o governo anterior chegou a contratar uma empresa para executar o serviço e arrecadou cerca de R$ 2 milhões com a Taxa de Iluminação Pública. No entanto, o programa de modernização da iluminação pública não chegou a sair do papel. Em 2017, depois de identificar descumprimento de cláusulas contratuais, a Prefeitura licitou uma nova empresa especializada, a Selt Engenharia Ltda, e retomou o programa. A contratação seguiu os trâmites previstos na legislação e com amplo conhecimento do Legislativo Municipal.

1º LOTE DE SERVIÇOS – RUAS, AVENIDAS E PRAÇAS

• Centro: Ruas Duque de Caxias, Dr. Querubino, Pedro Nolasco, José Cornélio, Rua Moacir Birro e Maria Matos.
• Bom Jesus e Caladinho: Avenida Tancredo Neves.
• Centro, Mangueiras e Amaro Lanari: Ruas Rubens Siqueira Maia, Antônio Mascarenhas e Juscelino Kubitschek.
• Alipinho e Caladão: Rua Padre Américo.
• Santa Cruz: Rua José Alípio da Silva.
• Giovaninni e Melo Viana: Avenidas Magalhães Pinto e Geraldo Inácio – Serviços a ser executado com recursos do Procel Reluz/Eletrobrás.