(31) 3841-9900 / (31) 3841-9910 | (31) 99979-7654

SEU VOTO VALE, NOSSO VOTO VALE

05/10/2018 Artigos

Quem propõe a Campanha Vale Votar?

A proposta é da Agenda de Convergência do Vale do Aço, um fórum, não partidário, instituído consensualmente entre suas mais de 39 entidades membro, representando diversos setores organizados da sociedade do Vale do Aço.

Instituída em 2015, trabalha para o desenvolvimento do Vale do Aço, focada na realização da Visão de Futuro, construída coletivamente por seus membros: Vale do Aço 2030: o melhor lugar no Estado de Minas Gerais para se viver e produzir.

Ela prioriza seis eixos estruturadores. Cada eixo possui um Grupo de Trabalho (GT), formado por profissionais competentes na área, que atuam voluntariamente em projetos para cada eixo. E os implanta.

As entidades membro organizam-se em um fórum: o Fórum das Entidades. O Fórum das Entidades reúne-se com periodicidade bimestral. Nas reuniões faz-se a gestão dos projetos definidos para os eixos estruturadores consensados.

Conheça mais em www.agendadeconvergenciamg.org.br/valedoaco.

A FIEMG Regional Vale do Aço coordena e secretaria a Agenda de Convergência do Vale do Aço e o Fórum das Entidades.

Por que a Campanha Vale Votar?

A definição de uma região há muito deixou de ser apenas um recorte geográfico. O novo conceito considera o ambiente da atividade social, cultural, econômica e política, com um recorte geográfico definido. A região não é uma realidade natural, mas é estabelecida por um ato de vontade coletivo, à medida que se criam laços sociais, econômicos, culturais e finalmente, políticos, mantendo-se uma coesão, reconhecida como identidade regional.

A região do Vale do Aço possui sua identidade regional forte e reconhecida. Mas, o desenvolvimento social e econômico não acontece na velocidade e, muitas vezes, na direção desejada.

O desenvolvimento social e econômico depende de uma série de variáveis. Dentre elas, do capital político de uma região. Ou seja, da capacidade da região de ter representantes capazes de agir politicamente para promover o desenvolvimento desejado pela região.

A representação política se dá por meio de posições no poder público, em suas três esferas, e no setor privado.

As eleições de outubro próximo, oportunizam a ampliação legítima da quantidade e da qualidade de representantes do Vale do Aço no poder legislativo estadual e federal.

O Vale do Aço possui atualmente dois deputados estaduais e dois deputados federais eleitos com mais de 10% dos votos obtidos na região.

O Vale do Aço tem mais de 350 mil eleitores, quantidade suficiente para eleger 2 deputados federais com mais de 30% dos votos regionais e eleger 4 deputados estaduais com mais de 30% dos votos regionais.

Por isso a campanha Vale Votar. Para aumentar a representatividade política do Vale do Aço.

Mas, não é qualquer candidato. Os candidatos têm que ser “ficha limpa” e estarem compromissados com as prioridades do Vale do Aço, dos quais possamos cobrar uma atuação dedicada e de resultados.

A Agenda de Convergência do Vale do Aço convida VOCÊ e todos os cidadãos de bem do Vale do Aço a comparecer à eleição de outubro de 2018 e votar em candidatos “ficha limpa”, que priorizem o Vale do Aço e assumam um compromisso público de atender às prioridades definidas pela sociedade do Vale do Aço.

Participe! Divulgue!