2º Fórum Estadual da Mulher Empreendedora

04/04/2018 Artigos

O 2º Fórum Estadual da Mulher Empreendedora abriu as comemorações dos 60 anos de fundação da ACICEL e fechou as ações do mês da mulher.

O objetivo do evento foi difundir as práticas empreendedoras para incentivar o desenvolvimento do potencial da mulher, observando as boas práticas do mercado, aplicando as ferramentas de gestão ampliando assim, o conhecimento e atuação do universo feminino nos negócios.

Cerca de 360 mulheres estiveram presentes no Espaço Metropolitano no dia 23 de março, vindas de 28 cidades do Estado. A programação contemplou palestras, painéis, apresentação de cases, stand up e apresentação cultural.

O evento foi uma realização da Federaminas Mulher em parceria com os Conselhos das Mulheres Empreendedoras das Associações Comerciais de Coronel Fabriciano, Ipatinga, Itabira, Santa Bárbara e Timóteo.  A escolha da cidade se deu em virtude da Regional Rio Doce ser a única região do Estado com cinco Conselhos da Mulher instalados e em plena atividade.

A Vale, foi uma das parceiras do evento e patrocinou a vinda das mulheres da capital mineira até o Vale do Aço. Elas desembarcaram na estação Intendente Câmara em Ipatinga, foram recebidas ao som da banda TOM da Prefeitura Municipal de Ipatinga, com direito a artista com perna de pau. Em seguida, elas se deslocaram para a Usiminas, também patrocinadora do FEME,  onde almoçaram e puderam conhecer a siderúrgica fazendo uma visita panorâmica.

Para a presidente da Federaminas Mulher, Yêda Fernal, as mulheres conseguiram grandes avanços no mercado de trabalho, mas ainda necessitam de mais reconhecimento. “Nos cargos mais baixos nós somos a maioria. Porém, as mulheres param no cargo de gerência, às vezes, por opção própria de vida. Mas quando analisamos os cargos altos das grandes empresas, as mulheres têm apenas 6% de participação. Portanto, as entidades como a Federaminas Mulher e os conselhos, abraçam essas mulheres e fomentam este empoderamento”, destaca Yêda.