(31) 3841-9900 | (31) 97524-3594

Conhecendo o empreendedor

28/06/2019 Artigos

José de Assis pinto Filho, mais conhecido como Zequinha, é natural de Itabira, empreendedor, casado, pai de três filhos e avô de dois netos. Nascido em uma família simples, de 10 irmãos, Zequinha mudou-se para Timóteo em 1964.
Foi funcionário na Usina de Acesita por 27 anos, onde se aposentou e continuou trabalhando por mais dois anos. Após pedir seu desligamento da empresa, ele decidiu investir em um negócio próprio.
Com o desenrolar das coisas, Zequinha conheceu o mercado de molduras, onde viu um caminho para crescer no ramo. Há 20 anos ele está neste mercado. Atualmente, tem duas lojas, uma em Timóteo e outra em Fabriciano.

ACICEL-CDL – Como surgiu a Molduras e Artes?
Zequinha: A Molduras e artes surgiu da seguinte forma: eu aproveitei um desligamento voluntário da Acesita, onde eu trabalhava e estava aposentado há dois anos. Naquela incerteza de continuar eu resolvi aproveitar o incentivo e pedir meu desligamento. Como ainda não o que fazer, uma amiga decoradora me sugeriu abrir uma loja de molduras. Eu tenho um filho mais novo que gosta de pintar, então pensei: uma loja de pintura vai ser uma boa. Porém, eu não tinha conhecimento nenhum da área, lógico, eu tinha conhecimento do meu trabalho na Usina, o que corria aqui fora eu não tinha noção. Mas encarei esse desafio. Batalhei, busquei informação do mercado de molduras e estou neste ramo há 20 anos.

ACICEL- CDL – Quem é o Zequinha empreendedor?
Zequinha: É uma pessoa pacata, uma pessoa simples, não sou muito ambicioso. Quando eu comecei foi com vontade de trabalhar, naquele momento, não visava dinheiro, eu tinha visão de empreender. Passei muitos anos da minha vida empreendendo e até hoje eu faço isso. Se você conhecesse a minha loja da época, você ia ficar surpresa com o que hoje nós temos.
E com certeza, com ajuda dos funcionários, fizeram com que essa loja tomasse uma dimensão diferente, e hoje, por exemplo, nós estamos com duas lojas, uma em Timóteo e outra em Coronel Fabriciano. Mas a vontade é de crescer bem mais, é no mínimo dobrar isso aí com pouco tempo!

ACICEL- CDL – Como você faz gestão de pessoas? Como é o seu relacionamento com a equipe?
Zequinha: Meu relacionamento com os funcionários é direto. Sempre que chega uma pessoa pra trabalhar conosco, a gente explica, pega o manual de procedimento da empresa, mostra pra ela como que a gente trabalha. Dou muita liberdade de trabalho. Hoje, por exemplo, a minha equipe de vendas tem uma liberdade muito grande de criar, se você for olhar em volta aqui a maioria das coisas é criatividade dos meus funcionários.

ACICEL-CDL – Te dá prazer em ser empresário?
Zequinha: Sim. Esse aí é o fator, talvez, principal do meu empreendedorismo, porque você está convivendo, você está inovando, você está buscando qualidade, está buscando coisas diferentes e principalmente, quando chega uma cliente que passa na porta da loja e entra, porque ela diz: “que loja linda”! Isso aí é meu maior prazer, não tem dinheiro que pague.

ACICEL-CDL – Qual a importância da Acicel-CDL para sua empresa?
Zequinha: Olha, a Acicel-CDL é uma grande parceira, porque ela nos ajuda a buscar informação de como trabalhar, informações a respeito de leis trabalhistas, é um suporte técnico muito grande que a gente tem. E hoje, como empreendedor eu faço parte da Aciati, agora ACE de Timóteo, eu componho a diretoria lá também, trabalho junto com eles, vejo as dificuldades que temos de trabalhar.
Então a Associação comercial é muito importante, porque a gente tem a oportunidade de levar informações aos nossos funcionários, por meio de cursos, então, pra mim é tudo de bom.

ACICEL- CDL – Qual a mensagem que você deixa para os demais empresários?
Zequinha: Fé, esperança e amor, muito trabalho e dedicação no que faz. Fazer gostando do que faz. Atender ao cliente com muito respeito, com muita boa vontade, buscando fazer o melhor para o nosso cliente. E trabalhar muito, muito mesmo.

Comentários

Assine nossa Newsletter

%d blogueiros gostam disto: