(31) 3841-9900 / (31) 3841-9910 | (31) 99979-7654

Coronel Fabriciano completa 70 anos

18/01/2019 Artigos

A cidade pioneira do Vale do Aço está completando 70 anos no mês de janeiro

Coronel Fabriciano completa, em 20 de Janeiro, seus 70 anos de muita história. É a cidade mãe da Região Metropolitana do Vale do Aço, por ter sido a primeira a conquistar sua emancipação em 1948. Essa conquista se deu após um longo processo tramitado na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), o governador Milton Campos assinou a Lei nº. 336 que deu origem ao município de Coronel Fabriciano, tornando-se finalmente emancipada de Antônio Dias. A cidade conta com aproximadamente 109 mil habitantes, segundo o IBGE.

A instalação oficial foi no dia 1º de janeiro de 1949. Em 15 de março de 1949, tomaram posse o prefeito Rubens Siqueira Maia, vice-prefeito Coronel Sílvino Pereira e os vereadores: Nicanor Ataíde, Lauro Pereira, Ary Barros, José Anatólio Barbosa, Wenceslau Martins Araújo, Sebastião Mendes Araújo, José Paula Viana, Raimundo Martins Fraga e José Wilson Camargo. Porém, a data oficial em 20 de janeiro, por ser o dia do aniversário do padroeiro da cidade, São Sebastião. O nome da cidade foi escolhido em homenagem ao tenente-coronel Fabriciano Felisberto Carvalho de Brito, por ocasião de seu centenário de nascimento.

Coronel Fabriciano, a partir de sua emancipação, não parou de crescer. Conhecida por ter um dos comércios mais atuantes do Vale do Aço, conta com diversas empresas que são importantes para a economia e desenvolvimento  social. Para fortalecer e incentivar ainda mais a classe empresarial, a cidade também conta com a presença da Associação Comercial, Industrial e de Prestação de Serviços, a Acicel, que desde 1958 busca o crescimento sustentável e duradouro da cidade.  Em 2002 a ACICEL se unificou à Câmara de Dirigente Lojistas (CDL) fortalecendo a representatividade empresarial no município.

Há 60 anos a Acicel faz parte da história de Coronel Fabriciano, ajudando no crescimento e desenvolvimento econômico e social da cidade, buscando e visando sempre a qualidade de vida de todos os moradores, a fim de, juntos, construirmos um lugar cada vez melhor.