(31) 3841-9900 | (31) 97524-3594

Representantes da ACICEL-CDL participam do lançamento do Observatório Social do Estado

24/07/2018 Artigos

O Observatório tem a finalidade de ampliar a rede da instituição, atuando em favor da transparência e do controle social das contas públicas em municípios mineiros

O Observatório Social do Brasil (OSB), em parceria com a Federaminas, lançou na última segunda-feira (23), durante evento no Sebrae, a Unidade Administrativa do Observatório Social do Brasil em Minas Gerais. O Diretor Financeiro, André Barros e a gerente executiva, Soraya Rolla, da Acicel-CDL, participaram do lançamento do Observatório Social do Estado de Minas Gerais, em Belo Horizonte.

O evento reuniu os Órgãos de Controle Oficial (CGU, TCU, PGR, MP e AGU), entidades de classe, conselhos profissionais, instituições de ensino, instituições financeiras, empresários e potenciais parceiros.

Na ocasião, foi apresentado o plano de trabalho de implantação da unidade e houve uma conscientização sobre a importância desses potenciais parceiros manifestarem seu apoio à unidade do Estado, fortalecendo os Observatórios Sociais (OSs) já em operação nas cidades de Divinópolis, Itabira, Montes Claros, Pará de Minas, Paracatu, Piumhi, Sete Lagoas e Uberlândia.

Inicialmente a unidade administrativa promoverá o suporte técnico e institucional aos Observatórios presentes no Estado, captando parcerias e auxiliando a implantação de novos OSs, por meio da capilaridade da Federaminas. Em um segundo momento, será implantado o Observatório Social do Estado de Minas Gerais, que cuidará também do monitoramento da transparência e da correta aplicação dos recursos dos órgãos do Governo do Estado.

O G11, grupo formado pelas onze principais entidades de classe representantes do setor produtivo mineiro (Federaminas, ACMinas, FCDL-MG, CDL-BH, Ciemg, Faemg, Fecomércio-MG, Fetcemg, Fiemg, Ocemg e Sebrae-MG), apoia institucionalmente a iniciativa. Valorizando essa adesão, a ideia é a celebração de protocolos de intenções com essas entidades.

“O Estado de Minas Gerais será o pioneiro nessa estratégia de expansão do Sistema OSB”, diz Ney da Nóbrega Ribas, presidente do OSB, “ graças ao protagonismo do G11 e à iniciativa da Federaminas”.

Emílio César Ribeiro Parolini, presidente da Federaminas, acompanhará de perto o desdobramento da instalação da Unidade Administrativa do OSB em Minas Gerais, “confiante de que estamos contribuindo para o desenvolvimento do nosso Estado e para a eficiência da gestão pública”, afirma.

O Observatório Social É um espaço para o exercício da cidadania, que deve ser democrático, apartidário e reunir o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

Cada Observatório Social é integrado por cidadãos brasileiros que transformaram o seu direito de indignar-se em atitude, em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos. São empresários, profissionais, professores, estudantes, funcionários públicos e outros cidadãos que, voluntariamente, entregam-se à causa da justiça social.

O Observatório Social do Brasil – OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de observatórios sociais (OS), organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor: o Sistema OSB.

O OSB promove a capacitação e oferece suporte técnico aos OS, além de estabelecer as parcerias estaduais e nacionais para o melhor desempenho das ações locais. Os observatórios sociais chancelados pelo OSB já estão presentes em 134 cidades de 16 Estados brasileiros e Minas Gerais já está neste rol de Observatórios.

“Vejo com bons olhos o trabalho desenvolvido pelo Observatório Social sendo um meio para atuarmos em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos e assim, buscarmos a eficiência da gestão pública, fazendo com que haja realmente o desenvolvimento que tanto almejamos”, declara o diretor financeiro André Barros.

Comentários

Assine nossa Newsletter

%d blogueiros gostam disto: